Sunday, April 3, 2016

NEDEC2 – Núcleo de Estudos e Desenvolvimentos em Conhecimento e Consciência



 O entendimento da Consciência Humana é tema de relevância mundial entre inúmeros cientistas e em diferentes áreas da ciência, dada sua centralidade no mundo humano e suas implicações para todas as áreas do conhecimento, sendo tema potencialmente gerador de novos paradigmas de compreensão da realidade.

Dessa forma, é com entusiasmo que anunciamos a fundação do NEDEC2 – Núcleo de Estudos e Desenvolvimentos em Conhecimento e Consciência: um grupo de pesquisa brasileiro, formado por pesquisadores do Brasil e dos Estados Unidos. Sob a liderança do Prof. Dr. Francisco Antonio Pereira Fialho (engenheiro, psicólogo e doutor em Engenharia do Conhecimento), o grupo nasce no Programa de Pós-graduação interdisciplinar em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

A ideia que norteia os trabalhos do núcleo de pesquisa é tomar o tema da Consciência do ponto de vista do Conhecimento, entendido como produto, processo ou relação. Dados a abrangência desse tema e suas possibilidades, a variedade de abordagens, e os possíveis desenvolvimentos tecnológicos delas consequentes, a interdisciplinaridade é condição fundamental.

O NEDECC, em seu aspecto inovador, por congregar doutores, mestrandos e doutorandos de diversas regiões do Brasil, além de contar com parceiros no Exterior, atua, sobretudo, no ciberespaço, através de sites, listas de discussão, chats e outras mídias. A importância do núcleo e o impacto de sua atuação é mensurável pela quantidade de artigos publicados, em sua maioria, em revistas científicas e congressos internacionais.

A pesquisa da Trans-inteligência será por nós desenvolvida dentro do contexto do NEDEC2, e é tema de tese de doutorado, sob orientação do Prof. Fialho.

Em breve mais informações...


Jussara Paraná Sanches Figueira (doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento e membro do NEDEC2)

Charles Webb Jr. (mestre em Psicobiologia e membro do NEDEC2)

No comments:

Post a Comment